quarta-feira, 20 de outubro de 2010

3º ANO - ATIVIDADE 03

1. COM BASE NO TEXTO "O ESPAÇO GEOGRAFICO COMO SITEMA TÉCNICO", ELABORE UMA SÍNTESE DESTACANDO AS PRINCIPAIS IDEIAS NELE APRESENTADAS.

2. CONSIDERANDO O QUE FOI APRESENTADO NO TEXTO, DIFERENCIE OBJETOS TÉCNICOS DE OBJETOS TECNOLÓGICOS, UTILIZANDO EXEMPLOS PARA ISSO.

3. EM UMA ENTREVISTA, O GEÓGRAFO MILTON SANTOS AFIRMOU QUE " O HOMEM CRIOU UM TEMPO MAIS RÁPIDO QUE O TEMPO DO PRÓPRIO HOMEM".

CONSIDERANDO O QUE VOCÊ SABE SOBRE MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL, ELABORE UMA EXPLICAÇÃO PARA A FRASE DE MILTON SANTOS.

4. COMENTE A FRASE: "[...] OS TEMPOS DE HOJE ESTÃO ACELERADOS, ESTABELECENDO, DE CERTO MODO, UMA TIRANIA DA RAPIDEZ".

3 comentários:

  1. nome: Wilson Wagner Mello Jr n:36 3a4


    1. Originária do termo grego tekhné, "técnica' refere-se à capacidade de atuar na vida social, nos seus mais diferentes aspectos - tanto no que se refere à sustentação material da vida, exemplificada pela produção, quanto em relações sociais, como atividades artísticas, culturais ou esportivas. As técnicas permeiam a vida social no seu conjunto, desde o momento em que se formaram as primeiras sociedades. Assim, as técnicas são elementos componentes e constituintes das sociedades. Se você procurar a definição de "objeto" em um dicionário, encontrará a seguinte explicação: toda coisa material que pode ser apreendida pelos sentidos. E todos os objetos são feitos com o uso de técnicas. Portanto, todos os objetos são técnicos.
    Com base nessas definições, pode-se concluir que o espaço geográfico é constituído de uma grande quantidade de objetos técnicos. Uma estrada é um objeto técnico, assim como uma indústria também o é (ou, melhor ainda, é um conjunto coerente de objetos técnicos).
    Assim, transportando a concepção de espaço relativo para o campo da Geografia, pode-se dizer que os objetos técnicos introduzidos no espaço geográfico passam a constituí-lo, e não apenas ocupam lugares. Para o historiador brasileiro Ruy Gama, a tecnologia pode ser considerada uma forma científica de sistematizar os conhecimentos relacionados às técnicas. Existe no mundo moderno um desenvolvimento de técnicas que resulta da ciência institucionalizada (pesquisa científica sistematizada), Logo, na atualidade, a ciência, mudando o curso da história, vem antes da técnica. A tecnologia não deixa de ser técnica, mas sua origem está intimamente ligada à pesquisa científica.
    Á virada do século XX para o XXI constituiu-se um momento único e especial da história da humanidade, pois foi a primeira vez que o planeta, em sua totalidade, passou a se apresentar aos nossos olhos de forma simultânea. O ser humano adquiriu a possibilidade de conhecer melhor o conjunto dos recursos naturais e de acompanhar as transformações em todos os territórios quase no mesmo instante em que elas estão acontecendo. Todos esses fenômenos se ancoram em uma verdadeira revolução técnico-científica, que vem se generalizando intensamente após a 2ª Guerra Mundial. Por intermédio das empresas transnacionais e de alguns países, valores maciços de capital são investidos na pesquisa científica, com o objetivo de aplicar seus resultados no sistema produtivo e em todos os seus subsistemas de apoio. São exemplos: o conhecimento das fontes de matérias-primas, o controle das informações, das comunicações e dos transportes etc. É por essa razão que podemos afirmar que estamos vivendo um período técnico-científico.
    Essa é a tendência para a qual caminha a organização do espaço geográfico. Em outras palavras, o espaço foi transformado em um grande sistema técnico com alto teor de ciência e informação. Tem-se a sensação de que o espaço estaria "diminuindo" - pois as velocidades para percorrê-Io e travar relações são enormes, atingindo em alguns casos a instantaneidade- e de que os tempos de hoje estão acelerados, estabelecendo, de certo modo, uma tirania da rapidez. Mas por que tirania? Porque os meios para atuar com maior rapidez nas relações socioeconômicas são acessíveis a poucos, sendo, portanto, fome de poder e dominação.

    ResponderExcluir
  2. O resto das resposta

    Wilson....



    2- Objetos técnicos Usina hidrelétrica é o que compõem na Usina. Objetos tecnológicos. Computadores, satélites é robôs

    3- Ele quis dizer, que o homem, está evoluindo muito mais rápido com a tecnologia do que deveria, estamos passos a frente, do que nosso século.


    4- A maldade está emperando, com a rapidez da tecnologia. Se aproveitando, pra mandar, sobre a tecnologia que possuem.

    ResponderExcluir
  3. Nome: Cíntia Cristina da Silva n°07 3A4

    ATIVIDADE - 3

    1. Habilidades humanas concretizadas foram classificadas ao longo do tempo como "técnica". Refere-se à capacidade de atuar na vida social, em diferentes aspectos onde as técnicas antecederam as ciências sendo suas principais características é constituir-se em objetos. A definição de "objeto" em um dicionário, encontrará a seguinte explicação: toda coisa material que pode ser apreendida pelos sentidos. E todos os objetos são feitos com o uso de técnicas. Portanto, todos os objetos são técnicos.
    A presença de objetos técnicos no espaço geográfico, concebe-se este como espaço relativo, opondo-se à idéia de espaço absoluto. Ao contrário do espaço absoluto, o espaço relativo não é um vazio ou extensão que vai sendo preenchido e que tudo contém. Assim, transportando a concepção de espaço relativo para o campo da Geografia, pode-se dizer que os objetos técnicos introduzidos no espaço geográfico passam a constituí-lo, e não apenas ocupam lugares.
    Em vários casos, os termos "técnica" e "tecnologia" são utilizados como sinônimos, mas não são a mesma coisa, onde tem o sentido de técnica estará restrito às habilidades manuais, ou seja, ao saber-fazer, já tecnologia sugere o pensamento organizado sobre as técnicas. as técnicas são um saber-fazer aprendido na prática e transmitido de geração a geração ao longo da vida cotidiana, enquanto as tecnologias representam um saber vinculado à ciência moderna.
    O conhecimento global do planeta é um dos aspectos-chave na virada do século. Ele se harmoniza com outros elementos de nossa época, tais como a globalização - marcada pela transnacionalização de setores hegemônicos da economia e dos territórios (espaços globalizados) e por um extraordinário aumento da escala geográfica das relações humanas.
    O sistema produtivo global baseado nas tecnologias modernas induz uma organização do espaço geográfico com grande conteúdo técnico-científico. A característica essencial desses espaços com grande conteúdo técnico-científico é sua capacidade de se articular a pontos territoriais das empresas localizadas em outros extremos do planeta. Logo, passam a ser capazes de emitir e receber informações estratégicas de todos os tipos - científicas, financeiras, políticas etc.
    As modificações que esse aumento de tecnologia produz no espaço geográfico, alterando a nossa própria percepção de tempo e de espaço. Tem-se a sensação de que o espaço estaria "diminuindo" - pois as velocidades para percorrê-Io e travar relações são enormes, atingindo em alguns casos a instantaneidade, pois os meios para atuar com maior rapidez nas relações socioeconômicas são acessíveis a poucos, sendo, portanto, fome de poder e dominação.

    2. Objeto tecnológico:saberes científicos e sintetizados,no qual usam seus aprendizados e habilidades - Ex: Na construção de avião, utilizam suas habilidades, e seu raciocínio para a confecção do objeto, fazendo cálculos e ajustando medidas, usando uma linha de raciocínio.
    Objeto técnico: a indústria na qual irá fabricar produtos de limpeza,juntamente comseus materiais e compostos, são objetos técnicos.

    3. Com o avanço de suas descobertas, e a capacidade de grandes raciocínios, o homem conseguiu fazer máquinas, programas, instrumentos de trabalho, ferramentas, bombas atômicas, etc, que durassem muito mais tempo do que eles próprios .Com tecnologia de ponta, elaboraram grandes invenções,nas quais podem destruir o próprio planeta onde habitam quanto construir um parecido.

    4.Na busca e no anseio por avanços tecnológicos,o homem acaba desencadeando uma modernidade de suas invenções que poucos podem alcançar, pois sendo de alto custo ,as pessoas menos favorecidas não conseguem estar num mesmo patamar social, formando assim, uma desigualdade econômica urbana.

    ResponderExcluir